logo psicologias online
A verdade dos problemas é que eles nos sobrecarregam emocionalmente. Dessa forma todo o nosso pensamento está direcionado – durante um longo período de tempo – para o bendito problema. Não nos ocupamos em resolvê-los. Nos preocupamos em nos preocupar. Como se somente estando 100% alerta o tempo todo pudéssemos lidar com todos os problemas.

Mesmo quando a vida de alguns de nós está calma estamos preocupados em achar os problemas e exterminá-los. Afinal, pensamos, eles estão por aí, escondidos.

Mas a verdade é que os problemas acontecem na nossa vida quando eles aparecem – sem alerta e sem motivos. E de nada adiantou ficar pensando sobre os problemas inexistentes durante o período de maior tranquilidade.

Relaxe: os problemas aparecem por si só. Você não precisa buscá-los!

Quando nos ocupamos – mente, emoção e corpo – com os problemas o tempo todo não sobra tempo para desenvolvermos o que de fato importa. Então, se você é desta maneira que descrevemos aqui: cuidado! Você pode estar deixando de viver uma vida rica de significado. 
Encontrar atividades prazerosas para o seu dia-a-dia é maravilhoso para viver com prazer com atividades com as quais você se identifica. Mas ter várias atividades prazerosas é ainda melhor. Isso por que não dependemos somente de uma atividade isolada.

Conseguimos ter emoções positivas com várias atividades aumentando as chances de nos sentirmos bem em situações bem diferentes.

Talvez, inclusive, você já tenha várias atividades das quais gosta. Mas só se dedique a uma delas. Minha sugestão é que se empenhe em estar praticando todas em vários momentos. Se você ama ler pode continuar sua leitura. Mas pode aproveitar uma sexta-feira a noite para conversar também com alguns amigos ou assistir a um filme. Isso é saúde emocional.  
Cuidar de você é a parte mais importante para viver uma vida significativa. Você precisa estar bem com você mesmo, com os outros e com o mundo. Precisamos buscar mais emoções e pensamentos positivos para a nossa vida constantemente. Afinal, de que outra maneira poderíamos viver uma vida plena e significativa?

Na busca pelo desenvolvimento pessoal é muito difícil conseguirmos melhorar sozinhos. Uma das melhores formas de se chegar lá é encontrar alguém para ajudá-lo. Um psicólogo pode te ajudar muito com um processo de orientação psicológica e te fazer alcançar um novo patamar de desenvolvimento pessoal e emoções positivas.

4. Tenha autoconhecimento

3. Encontre pelo menos 3 atividades prazerosas

E-book escolha sua vida
Acreditamos até certo momento de nossas vidas que a vida deve ser justa, feliz e agradável.

Acreditamos que pessoas devem ser gentis, amorosas e educadas.

Acreditamos que certas coisas simplesmente irão acontecer, por que é como deve ser.

Como, por exemplo, encontrar um emprego, passar no vestibular, casar, ter filhos, emagrecer, ter autoestima, ser feliz, etc.

Mas a realidade, como você já deve ter percebido, é outra. As coisas não acontecem por acontecer. O mundo não é justo, perfeito ou adequado com a nossa visão. Mas insistimos nesse padrão de pensamento. Como se, em algum momento, o mundo fosse se adequar.

Bem, sinto lhe dizer, mas isso não vai acontecer.

É necessário mudar a sua visão, pensamento e comportamento. Para ter as coisas você deve correr atrás. Quer ser feliz, ter autoestima, uma vida significativa e plena? Corra! As coisas não são dadas. Você deve focar naquilo que deseja e agarrar com toda a sua força. 

((Leia também Transtorno depressivo))
mulher ruiva de costas
mulher de camisa amarela deitada sorrindo
Uma pessoa sábia uma vez disse que para receber uma carta você deve primeiro escrever a alguém. Outro sábio ainda disse: se você quer algo, peça. De fato, quando ficamos calados em relação aos nossos desejos os entregamos nas mãos da sorte. Porém, a sorte nem sempre está jogando do nosso lado.

Imagine depender dela para tudo o que você deseja nesta vida. Será que você é o tipo de pessoa que espera as coisas acontecerem? Para ter uma vida significativa é necessário permitir-se viver seus desejos e suas vontades. 
mulher se óculos sorrindo
atendimento psicológico online
Limpe sua bagagem de mão

8 passos para viver uma vida com mais significado

Para viver uma vida significativa é necessário um mínimo de autoconhecimento.

É preciso buscar compreender como sua mente, emoções e comportamento funcionam.

Por que se preocupa tanto com determinadas coisas. Por que tem dificuldade com outras. O que pode fazer para conseguir sentir-se melhor no trabalho, com os estudos, com a família, etc. Muitas vezes temos pensamentos e emoções negativas há muito tempo e não sabemos o porquê.

Precisamos nos conhecer para nos libertarmos de certos padrões ruins e buscar novos padrões positivos.

Isso podemos conseguir através de uma orientação psicológica. O psicólogo é aquele profissional que vai orientar em relação aos seus comportamentos, emoções e pensamentos buscando sempre mais saúde e emoções positivas.

((Leia também Depressão: tratamento e estratégias))
Uma das questões mais importantes para uma vida com significado é ter uma rede de apoio: os amigos. Isso não é imprescindível. Mas é preferível.

Note que não colocamos “ter amigos”, mas sim “desenvolver amizades”. Isso por que estamos muito acostumados a esperar amizades acontecerem naturalmente. Mas isso é como esperar o diploma da faculdade sem ir a aula. Você precisa estar em ambientes propícios e se colocar ativamente em conversas, propor atividades, manter o contato, etc.

O ideal aqui é ter uma rede ampla de amizades. Se você não tem possibilidades de fazer amigos pessoalmente por algum motivo faça amizades online. Hoje existem muitos fóruns e comunidades de pessoas com interesses comuns. É uma ótima oportunidade de conhecer pessoas interessantes de uma forma diferente.

((Leia também Nove dicas para melhorar sua autoestima))

6. Busque desenvolvimento pessoal, boas emoções e pensamentos

1. Desenvolva amizades

8. Aprenda a lidar com os problemas

Ter um propósito de vida é algo muito complicado para alguns. Como se determinar qual seu propósito fosse de fato ‘determinante’. Como se fosse algo imutável. Colocamos um peso desnecessário em cima de nosso propósito de vida. Podemos nos dedicar a algo durante um certo tempo e depois modificar-nos.

Pense no que você valoriza hoje. É ajudar as pessoas? É dar uma vida melhor para a sua família? É ser feliz? É desenvolver uma arte? É criar seus filhos? É se dedicar aos estudos?

Escolha e viva de acordo com isso. E lembre-se: não há problemas fazer mudanças de curso na sua vida. Mas enquanto estiver em um lugar viva ele ao máximo!

2. Comunique o que você quer

7. Corra atrás

5. Tenha um propósito de vida

E-book escolha sua vida
Nove dicas para aumentar sua autoestima
Depressão: o que é, tratamento e estratégias
A vida plena é algo associado ao conceito de saúde. Cada vez mais estamos focando em nos desenvolver ao invés de simplesmente tratar uma enfermidade. Uma vida plena é uma vida com mais positividade e significado. E é algo que devemos almejar se buscamos uma vida boa de ser vivida.

​Você já se sentiu que estava levando a vida e não de fato vivendo a vida?
Você já teve pensamentos e emoções negativas constantes?
Você já sentiu que suas relações estavam fracas e sem sentido?
Você já sentiu que não estava tão bem consigo mesmo ou com autoestima baixa?
Você já pensou que poderia estar vivendo uma vida melhor, com mais significado e emoções positivas?

Se você respondeu sim para alguma destas perguntas me acompanhe durante este artigo. Aqui eu vou falar sobre a vida plena, com mais significado e te dar 8 passos para alcançá-la.  Vamos ao primeiro passo!

logo psicologias online
E-book escolha sua vida

Considerações finais

Sobre a autora: Maria Cristina Lopes é psicóloga e ajuda pessoas a ter uma vida mais plena. Se formou pela PUC-Rio, mestranda pela Universidade de Coimbra, com atualizações em terapia cognitivo-comportamental, neurociências, orientação profissional, psicologia do esporte e psicologia escolar.

Sobre o psicologias online: somos uma plataforma que conecta pessoas a psicólogos almejando uma vida plena. Buscamos soluções psicológicas online para nossos clientes: uma visão atual e fácil para você atingir um desenvolvimento pessoal.