A bulimia é um dos transtornos alimentares mais conhecidos dos dias de hoje. Alguns afirmam que esse é uma condição que “está na moda”, o que pode tornar o diagnóstico de situações de risco cada vez mais complexos.
Se você quer entender o que ocorre com a pessoa que sofre de bulimia, e quais são os métodos de tratamento para o transtorno, acompanhe o conteúdo a seguir.
Quais são as causas do transtorno?
São três os fatores precursores do desenvolvimento da bulimia. Devemos considerar um elemento genético, associado a fortes tendências a compulsões no geral, o fator situacional e o fator cultural.
Quando falamos do fator situacional, estamos focando o histórico de relações interpessoais e corporais da pessoa ao longo de seu desenvolvimento. É presente o histórico de constantes pressões familiares para adequação ao padrão de beleza, elemento que pode ter levado a uma associação do alimento à punição.
O fator cultural diz respeito à difusão do ideal do corpo magro, muito presente em nossa sociedade desde o desenvolvimento infantil. Se você parar para avaliar, vai notar que esse traço cultural influencia na maioria dos episódios que compõem o histórico de relação com o alimento do bulímico.