logo psicologias online
logo psicologias online

Ultimamente a síndrome de burnout tem sido muito comentada no ambiente das empresas como uma atualização para o termo estresse, mas não significam a mesma coisa. Burnout é um termo em inglês que pode significar queimar por completo ou parar de funcionar por falta de combustível. A própria tradução do termo ajuda na compreensão da síndrome.

Diferenciado do estresse, esta síndrome relaciona-se especificamente com o trabalho, seja nas relações do ambiente, seja na própria relação com o trabalho em si. Assim as causas para o aparecimento desta síndrome podem ser internos; como pouca realização profissional, ou seja, o exercício do trabalho em si não desperta boas emoções, pelo contrário, provoca incômodo no indivíduo por si só, como consequência a relação com o trabalho perde seu sentido e se degenera transformando-o em simples ocupação remunerada, fonte de sofrimento.

Burnout

Muitas vezes o ambiente de trabalho torna-se a principal causa de adoecimento, principalmente quando o mesmo exige constante e intensa relação pessoal. Tanto que as profissões mais frequentes de se apresentar a síndrome, estão relacionadas à educação e à saúde.

A exaustão emocional do Burnout dificulta respostas às interações laborais, como também as decisões profissionais. Fazendo o trabalhador reagir de forma improdutiva, seja às cobranças naturais do trabalho, seja às pressões pelo aumento da produtividade.

Nessas situações, muitas vezes é a família que mais sofre. Quando nos encontramos numa situação onde todo nosso “combustível” já foi usado, nos fazendo parar de funcionar, paramos por bem ou por mal. Nesse momento é preciso pensar, tomar decisões do caminho que se quer seguir. Sempre há a possibilidade de escolha e mudança, seja mudar de emprego, seja mudar a postura diante das relações que o emprego e as pessoas que estão envolvidas nele exigem.

Sobre o autor: Augusto Felizola Garcez Graduado em Psicologia. Psicoterapeuta. Tem interesse em filosofia, literatura e espiritualidade. Dedicado ao ser humano. Contato: [email protected]

Sobre o psicologias online: somos uma plataforma que conecta pessoas a psicólogos almejando uma vida plena. Buscamos soluções psicológicas online para nossos clientes: uma visão atual e fácil para você atingir um desenvolvimento pessoal.