logo psicologias online
logo psicologias online
Consequências funcionais

As consequências do estresse laboral, apesar de ser um quadro relacionado ao trabalho, se espalham por toda a vida da pessoa diagnosticada. A pessoa apresenta prejuízos significativos em relação à vida social, à vida afetiva e familiar a aos demais âmbitos de
vivência.

O paciente ainda pode se tornar combativo no trabalho, perder compromissos e apresentar uma redução grande no rendimento profissional. Esse último é geralmente o primeiro fator identificado em casos de estresse agudo laboral.
curso bem-estar

Cada vez mais pessoas são diagnosticadas com estresse laboral. Pode-se afirmar que esse tipo de transtorno tem sido alvo de maior atenção nos últimos anos. Isso pode decorrer de fatores ambientais, mas a prevalência de quadros de estresse laboral na sociedade também está ligado a fatores psíquicos.


Para entender mais sobre as características e consequências do estresse laboral, acompanhe nosso conteúdo. Assim, você poderá entender mais sobre essa condição para diversos fins. Confira o que separamos!

atendimento psicológico online

Estresse laboral

homem ajeitando a gravata estressado ao telefone
transtorno de ansiedade social
Maria Cristina Lopes | Psicóloga CRP5/47829
Mestranda pela Universidade de Coimbra e criadora do Psicologias Online
"Todos podem viver uma vida mais plena!"

Contatos: [email protected] / +5521993053432
O que é o estresse laboral?

A apresentação de sintomas que caracterizam um quadro de estresse não especificado pode levar diferentes diagnósticos. De um lado, temos o estresse relacionado aos traumas, e de outro, os sintomas que estão ligados a fatores de rotina e de trabalho.

A pessoa que é diagnosticada com estresse laboral apresenta sintomas agudos de ansiedade, sonhos alterados e até sofrimento físico, que se expressa por meio de sintoma psicossomático. A diferença está na identificação do estressor que leva a esse quadro, que seria especialmente um episódio ou aspecto do trabalho.

Ao contrário do que muitos pensam, o estresse laboral não decorre apenas de pressões constantes para realização de tarefas. Quadros prejudiciais no relacionamento com colegas e até a presença de pessoas com comportamento abusivo podem impulsionar o desenvolvimento.
transtorno de ansiedade
menino com a mão na cabeça em frente ao computador
curso online de meditação
transtorno depressivo
Características diagnósticas

Algumas das características que podemos identificar em um quadro de estresse laboral estão elencadas a seguir:

● Sofrimento psicológico ou físico relacionado às tarefas do trabalho
● Sentimentos de medo, culpa, raiva e vergonha de desempenhar suas tarefas
● Sintomas somáticos no ambiente de trabalho, como sudorese, tontura, enjoo, entre outros
● Dificuldades de concentração em atividades que antes eram realizadas com facilidade
● Reclusão, em quadros mais avançados
● Respostas de sobressalto exageradas, com barulhos altos ou qualquer movimento brusco
● Distúrbios e alterações do sono, apresentadas como sono agitado ou insônia
Maria cristina lopes
Fatores de risco

A maioria dos fatores de risco associados ao estresse laboral são ambientais. As constantes pressões no ambiente de trabalho são os principais fatores para desenvolvimento gradual de um quadro de estresse agudo.

A recorrência de um padrão de comportamentos baseados em eventos catastróficos, com o medo de que ocorra algum episódio no cotidiano de trabalho, também está fortemente associado com o desenvolvimento do quadro.

Por fim, episódios traumáticos que ocorreram no ambiente de trabalho, como humilhações, atividades degradantes, ambientes insalubres, jornadas exaustivas de trabalho e relação ruim com colegas, podem ser os precursores de estresse laboral. Se a pessoa está inserida nessa realidade, as chances de desenvolvimento do quadro aumentam significativamente.