logo psicologias online
logo psicologias online
transtorno de ansiedade social
mulher em frente ao computador trabalhando
curso online de meditação
Maria Cristina Lopes | Psicóloga CRP5/47829
Mestranda pela Universidade de Coimbra e criadora do Psicologias Online
"Todos podem viver uma vida mais plena!"

Contatos: [email protected] / +5521993053432
O que é o estresse?

O estresse pode ser entendido como uma série de sintomas e sensações alteradas, decorrentes ou não de um episódio traumático, que reaparecem sem que a pessoa consiga exercer um controle efetivo sobre seu comportamento.

Apesar de frequentes variações em relação ao indivíduo que é diagnosticado, identificamos a presença de estados de ansiedade forte, e até quadros de dissociação em alguns dos casos mais graves. A pessoa ainda pode reviver momentos desconfortáveis, algo que geralmente ocorre com pessoas que apresentam estresse após vivência de algum episódio traumático.

O quadro de sintomas, que incluem os sintomas físicos e psicológicos da ansiedade, deve ter prevalência de no mínimo três dias a um mês, fator que também varia de acordo com a pessoa.
Fatores de risco

Alguns fatores de risco para o desenvolvimento do estresse podem ser pontuados. Muitos deles são ambientais, como já demonstramos na vivência de um episódio traumático. Ainda podemos ter, como fator ambiental, pressão no trabalho, situação familiar ruim, brigas
recorrentes com pessoas próximas e até dificuldades financeiras.

Ainda há o fator temperamental de afetividade negativa, que é apresentada por um número maior de pessoas diagnosticadas com um quadro de estresse. Por fim, podemos falar de fatores genéticos, que ainda são obscuros.

O que se sabe é que as pessoas do sexo feminino possuem maiores chances de desenvolvimento de um quadro de estresse pós-traumático, mas em relação aos quadros de estresse generalizado, as proporções em sexo são próximas.
Características diagnósticas

Algumas das características distintivas de uma pessoa que está apresentando quadros de estresse são:

● Presença de lembranças intrusivas e recorrentes, principalmente se o estresse estiver associado a um transtorno pós-traumático
● Dissociação, sendo a mais comum o flashback de situações desconfortáveis
● Cansaço excessivo e comportamento agressivo em grande recorrência
● Perturbações no sono, apesar da presença constante do cansaço
● Problemas de memória e concentração que se agravam com o decorrer do tempo
● Vigilância excessiva na maioria do tempo
● Sofrimento clinicamente significativo por conta dos sintomas, com prejuízos na vida social, profissional e afetiva
atendimento psicológico online

Estresse

O transtorno motivado por estressores pode ser diversas causas, e se apresentar de maneira distinta dependendo da pessoa diagnosticada. Todos nós já sentimos estresse em algum momento de nossas vidas, mas existem casos em que os sintomas impactam negativamente o funcionamento psicossocial da pessoa.


Se você quer saber mais sobre o estresse generalizado, isto é, sem que seja decorrente de eventos específicos, que merecem uma abordagem especial, nos acompanhe a seguir.

curso bem-estar
Maria cristina lopes
transtorno depressivo
mulher com as mãos na orelha estressada
transtorno de ansiedade
Consequências funcionais

Algumas das principais consequências do quadro de estresse generalizado são prejuízo no funcionamento da vida profissional e social, com possível comportamento de reclusão. Os ataques de agressividade, que podem ser identificados por meio de um comportamento
combativo, são grandes responsáveis por parte desse prejuízo.

Ademais, a capacidade de realização de tarefas cotidianas também fica prejudicada por conta da alteração nos padrões de sono, que são marcadas por um sono agitado e pobre. A pessoa diagnosticada com estresse tende a encontrar uma diminuição significativa nos níveis de energia para qualquer âmbito da vida.