logo psicologias online
logo psicologias online

Atenção plena, consciência plena ou mindfulness, o seu nome já diz muito, o seu objetivo favorece o enfrentamento da vida e a sua prática é assertiva e aprovada pelos neurologistas da atualidade. O termo mindfulness acaba surgindo para instigar nas pessoas os benefícios de viver uma vida plena e com foco no presente. O aqui e o agora parecem assustar quando não estamos habituados a experienciá-lo, fechamos nossas portas para a realidade e insistimos em viver no passado ou até mesmo no futuro.

Focar nos acontecimentos passados, podem causar sentimentos: de tristeza, arrependimento, culpa, desejo de autopunição e muitos outros. Apesar de não podermos evitar que esses sentimentos venham à tona, podemos minimizar nossa reação diante deles, procurar perceber e nomeá-los, tornando-os conscientes, encará-los como aprendizado, atrelado a bagagem que foi construída através deles.

Observe que o que aconteceu há cinco minutos já é passado. E no futuro? O que será que vai acontecer? Essas perguntas ligadas a suposições e especulações dos planos e idealizações, também atrapalham nessa tentativa de viver o presente. É possível fazer planejamentos para o futuro, mas sempre levando em consideração o hoje, o agora, de maneira que possamos pensar em dar causas e condições ao que queremos. Assim evitamos a ansiedade e a expectativa, o que podem causar aflição e angústia.

Desenvolver uma atitude mindfulness é ter uma mente de principiante, tomar consciência que tudo o que já foi experienciado faz parte da nossa memória, de um conjunto de conhecimentos, mas por mais que algo seja conhecido, pode ser vivido de diversas maneiras diferentes, pois estamos em frequente transformação. Lembre-se, o caminho que tanto projetamos no futuro, está sendo percorrido por você agora, então desfrute desse caminho, perceba quantas possibilidades benéficas ele pode te oferecer e como é maravilhoso viver no presente e aprender através dele.

Sobre a autora: Karine Gonçalves. Psicóloga. Mestranda em Psicologia do Desenvolvimento. Acredita que se sentir por meio da psicologia é conhecer-se em um universo de potencialidades e dar suporte a todos que desejam viver essa descoberta.

Sobre o psicologias online: somos uma plataforma que conecta pessoas a psicólogos almejando uma vida plena. Buscamos soluções psicológicas online para nossos clientes: uma visão atual e fácil para você atingir um desenvolvimento pessoal. 

Mindfulness