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E-book escolha sua vida
Oito passos para uma vida com mais significado
Sobre a autora: Maria Cristina Lopes é psicóloga e ajuda pessoas a ter uma vida mais plena. Se formou pela PUC-Rio, mestranda pela Universidade de Coimbra, com atualizações em terapia cognitivo-comportamental, neurociências, orientação profissional, psicologia do esporte e psicologia escolar.

Sobre o psicologias online: somos uma plataforma que conecta pessoas a psicólogos almejando uma vida plena. Buscamos soluções psicológicas online para nossos clientes: uma visão atual e fácil para você atingir um desenvolvimento pessoal. 
Metas irrealistas tem o grande poder de nos colocar para baixo. Pois são inalcançáveis e muitas vezes não são saudáveis. Metas realistas de acordo com a sua rotina e capacidade são um ótimo tempero para alegrar o dia e para que possamos posteriormente comemorar conquistas. Mas metas inatingíveis nos derrubam e nos fazem desistir de tudo.

O que você escolhe?
Quando vemos o mundo pelos óculos da negatividade paramos de enxergar o positivo. Às vezes isso ocorre por uma causa nobre: queremos tanto ser bons que ficamos atentos a tudo de ruim para podermos nos livrar daquilo imediatamente.

Mas a realidade é que acabamos nos sentindo muito mal e acabamos encontrando algo errado mesmo nas coisas positivas. Quando só vemos coisas negativas precisamos nos esforçar para ver também as positivas.

Faça uma lista sobre suas características e preencha os dois lados: o negativo e o positivo. 

A autoestima alta não é algo que virá naturalmente. Precisamos cuidar e desenvolver a cada dia. 

9 dicas para aumentar a autoestima

Todas estas dicas podem te auxiliar a ter uma autoestima melhor. Porém, muitas vezes só isso não basta. Se você sonha em viver uma vida mais plena, cheia de significado e melhor de ser vivida a autoestima é uma das primeiras coisas a serem potencializadas. Você merece essa vida e a atenção e o cuidado de uma orientação psicológica. Buscando, desta forma, garantir a satisfação no futuro de uma vida mais plena. 
Perceba que todos têm desejos de melhorar e que todos têm pontos positivos e negativos. E que as coisas são como são. Aceite-se para depois tentar superar-se. E não o contrário. Muitas vezes achamos que após a superação virá a aceitação pessoal. E posso dizer que isso não acontece com tanta frequência. Aceite-se.

Aceitar-se não se trata do que: quero ser, nem...
Como gostaria que fosse
Eu gostaria que fosse
Imaginei que poderia ter sido
Trata-se das coisas como são
Aceitar-se é sobre o que se é
Refletir sobre a minha vida e levar adiante
Viver uma vida mais plena significa viver com mais emoções, pensamentos e comportamentos positivos. É uma visão de bem-estar e busca uma vida boa de ser vivida. Mas, para atingir isso não é tão simples assim.

Uma das primeiras questões a serem desenvolvidas é a autoestima. Para conseguirmos viver uma vida plena precisamos valorizar e desenvolver ao máximo nossa autoestima. Isso por que precisamos nos perceber como merecedores e capacitados para vivermos plenamente.

Existem muitas formas de desenvolver a autoestima. E quando estamos em um processo de orientação psicológica isso é muito mais simples de ser atingido, justamente por que compreendemos melhor nossas limitações e encontramos saídas.

Mas mesmo sem estar em um processo de orientação psicológica é possível desenvolver a autoestima com algumas dicas. Mas lembre-se: é preciso praticar e praticar. É preciso se responsabilizar pela sua autoestima e suas emoções.  

Considerações finais

4. Não persiga a perfeição!

mulher de cabelos vermelhos apontando e sorrindo
É preciso tirar esse peso dos nossos ombros. Queremos e necessitamos algo que nunca poderemos ser: perfeitos. Essa ideia é uma ilusão produzida por nós em um labirinto sem saída. Algumas coisas nós não podemos mudar. É a vida. Seria agradável se fossemos perfeitos. Mas a realidade é que não podemos ser. E isso é aceitável.

Lembre-se que todas as pessoas são falhas.

Por que, afinal de contas, você também não seria?
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Procuramos a aprovação de terceiros: da família, amigos, professor e esquecemos o mais básico: aprovar-nos. Veja tudo o que você tem de positivo! Valores, características, etc. Por mais que tenhamos coisas negativas é certo dizer que possuímos também qualidades. Precisamos reconhecê-las e aprová-las. Muitas vezes minimizamos o que temos de positivo. Como se não existissem. Mas existem sim! Está lá. 

3. Não se rotule!

6. Se aprove!

Limpe sua bagagem de mão

8. Aceite-se!

1. Pare de se comparar!

  • Você já sentiu-se mau olhando-se no espelho?

  • Já pensou que você não é bom o suficiente?

  • Já acreditou que os outros são sempre melhores

  • Sempre se sente mau em relação a si mesmo?


Se você respondeu sim para algumas destas perguntas fique calmo: você não é o único. É possível melhorar sua autoestima e se sentir melhor consigo mesmo. Me acompanhe durante este texto para conferir 8 dicas para aumentar sua autoestima

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Muitas pessoas utilizam este tipo de pensamento disfuncional. Colocam-se um rótulo e se definem por ele. Por quê? Por que nosso cérebro está programado para pensar de forma simples.

Assim como foi muito difícil aprender conceitos complexos e abstratos também é difícil modificar este tipo de pensamento. Mas é necessário que façamos isso se queremos nos sentir melhor.

“Sou muito fraca” “sou um imbecil” “sou uma perdedora”, são alguns tipos de rotulações. Ocorre que nos observamos apenas através desse rótulo e nossa autoestima vai lá para baixo.  É muito mais adequado e relista dizer “é, ainda preciso melhorar um pouco nessa área”, “fiz besteira aqui”, “não sou tão bom nessa tarefa”.

Quando nos definimos por rótulos passamos a filtrar tudo por eles: nossas ações, pensamentos, comportamentos, etc. 

2. Não avalie seu valor pelas suas conquistas!

mulher de vestido sorrindo

7. Reconheça suas forças e qualidades!

mulher negra sorrindo
mulher de cabelos vermelhos apontando e sorrindo

9. Fazer um processo de orientação psicológica

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Maria Cristina Lopes
atendimento psicológico online
Confundimos valor e realização. Nossos pensamentos, personalidade, atribuições pessoais vão muito além de nossas conquistas. Além do que existem muitas qualidades que não cabem no mérito da conquista. São valores intrínsecos e pessoais.

Apenas por que uma pessoa não realizou algo, isso não significa que ela não é capaz. Na verdade, isso significa apenas que ela ainda não realizou. E apenas isso. Recado: você vai muito além de suas conquistas.

Tendemos a focar naquilo que queremos e ainda não conseguimos. Mas olhe para trás e veja o quanto já realizou. 

5. Estabeleça metas realistas que melhorem sua qualidade de vida!

A vida plena é algo associado ao conceito de saúde. Cada vez mais estamos focando em nos desenvolver ao invés de simplesmente tratar uma enfermidade. Uma vida plena é uma vida com mais positividade e significado. E é algo que devemos almejar se buscamos uma vida boa de ser vivida.
Um tipo de pensamento disfuncional muito comum é o da comparação. Estamos constantemente nos comparando com outros. Em geral essa comparação é limitada em alguns grupos, por exemplo: nossos iguais (família, amigos, colegas de trabalho, etc.) ou de pessoas que se sobressaem de alguma forma aos nossos olhos.

Esquecemos-nos de fazer uma comparação mais ampla, realista e justa para nós. Uma dica: compare-se com si mesmo. Faça pequenas metas e após atingi-la parabenize-se pela superação.