logo psicologias online
logo psicologias online
Cuidados a serem tomados

Os primeiros cuidados devem ser em relação aos pacientes. A orientação psicológica online não é recomendada para quem apresenta transtornos em estado grave, ou em demais casos de risco. Essas pessoas devem ser encaminhadas para atendimento em consultórios. Os pacientes menores de 18 anos que desejam ser atendidos precisam de autorização dos pais ou responsáveis. O psicólogo nunca deve prestar auxílio sem essa autorização.
atendimento psicológico online
oito passos para viver uma vida com mais significado
mulher no computador
transtorno depressivo
Como é feita a orientação psicológica online?

A orientação psicológica online é feita por video chamada (skype, whatssapp, messenger, etc.) e separada em sessões. Essas sessões possuem duração média de 50 minutos, e podem ter frequência semanal ou quinzenal.

Você precisará combinar um dia e horário com o psicólogo, como ocorre em sessões de terapia comuns. O Conselho Federal de Psicologia regulamenta que as sessões online só podem ser de 20 por ano (a partir de novembro de 2018 os atendimentos não terão mais este limite). 

O processo de sigilo não se modifica no atendimento online, mas sim se reforça. Todas as mensagens trocadas e vídeos transmitidos durante a sessão devem permanecer no conhecimento apenas do psicólogo e de seu paciente. O mesmo serve para possíveis materiais, recolhidos durante o diálogo, que ajudarão no aconselhamento.
Para quem é indicado?

A orientação psicológica online pode ser feita com os seguintes grupos de pacientes:

● Situação de perda, como mortes e fins de relacionamento, que precisem se orientações para lidar com sentimentos envolvidos
● Dificuldades de decisão relacionadas a profissões, carreiras, entre outros
● Conflitos afetivos e emocionais de variados tipos
● Dificuldades de concentração e memória
● Crises de pânico ou ansiedade
● Conflitos de simples resolução, como problemas de autoestima, insegurança social ou generalizada, quadros de estresse, medo excessivo ou timidez
● Fobias pontuais
● Brasileiros que residem no exterior e precisam de atendimento
● Pessoas que residem em locais em que não há acesso ao consultório

Veremos os cuidados com esse tipo de orientação, para que não haja falhas.
atendimento psicológico online
mulher sorrindo

A orientação psicológica está cada vez mais conhecida atualmente. Ela pode ser utilizada como recurso para casos pontuais, em que a pessoa precisa de uma avaliação psicológica simples. A ferramenta vem crescendo depois de seu reconhecimento e regularização pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP).


Se você quer conhecer mais sobre esse mecanismo de ponta para resolução de casos pontuais, acompanhe o material que separamos aqui. Assim, você tira as suas dúvidas e pode recorrer a essa modalidade de atendimento quando julgar necessário.

Maria cristina lopes
limpe sua bagagem de mão

Orientação psicológica online

Maria Cristina Lopes | Psicóloga CRP5/47829
Mestranda pela Universidade de Coimbra e criadora do Psicologias Online
"Todos podem viver uma vida mais plena!"

Contatos: [email protected] / +5521993053432