logo psicologias online
logo psicologias online
e-book escolha sua vida
mulher na biblioteca lendo livros
oito passos para viver uma vida com mais significado
Maria cristina lopes
O que é orientação vocacional?

Normalmente, a orientação vocacional é feita em período escolar, como já pontuamos. Em termos simples, esse tipo de prática consiste em um conjunto de técnicas, estratégias e procedimentos para que um indivíduo possa ter bases mais sólidas para efetuar uma escolha. Como aqui estamos falando de vocações, a escolha seria da área de especialização, ou seja, do ingresso na universidade.

De fato, hoje em dia existem muitos cursos que podem ser de escolha do aluno. Entender o que deve ser escolhido, principalmente se considerarmos que essa será uma escolha para a vida inteira na maioria das vezes, realmente é complicado. Por isso, precisamos da atuação de profissionais capacitados em diagnosticar facilidades e interesses dos mais diversos perfis.

A orientação pode ser feita de maneira individual ou em grupo, em encontros semanais ou quinzenais. Vale pontuar que há a possibilidade de fazer uma orientação online. O trabalho é realizado para que o jovem expanda seus horizontes em relação à vida profissional. Agora que você já entendeu, em linhas gerais, o que é a orientação vocacional, vamos ver como essa prática é realizada. Assim, você conseguirá entender com mais profundidade sobre o assunto.
limpe sua bagagem de mão
transtorno depressivo
Maria Cristina Lopes | Psicóloga CRP5/47829
Mestranda pela Universidade de Coimbra e criadora do Psicologias Online
"Todos podem viver uma vida mais plena!"

Contatos: [email protected] / +5521993053432

Orientação vocacional

Como o processo é feito?

O processo é realizado primeiramente por meio de um diagnóstico, que pode ser feito por meio de uma ou mais entrevistas. Nessa etapa, precisamos identificar quais são os interesses, facilidades e gostos da pessoa. O objetivo é conciliar todos esses aspectos. O profissional responsável ainda pode usar outros mecanismos para construir essa percepção do aluno: jogos dinâmicos e formulários são muito comuns. A análise desses formulários e questionários adicionais fica por conta do psicológico.

O conhecimento acerca das diferentes profissões é uma outra técnica usada. Muitas vezes, as pessoas possuem conhecimentos limitados e imprecisos sobre uma área de atuação. Antes de escolher, precisamos apresentar em detalhes. A participação de outras instâncias no processo, como a família e escola, é reforçada em todas as situações.
atendimento psicológico online
Fatores de risco

As atividades de orientação vocacional são realizadas com o objetivo de melhorar a relação do jovem com a vida profissional, que pode ser marcada por vivências muito restritas. A construção de um quadro mais abrangente é essencial para uma melhor escolha de graduação.

A ideia é fazer um balanço dos seus interesses e facilidades. A orientação não é uma prescrição, ou seja, você não precisa seguir exatamente o que está lá. Porém, os procedimentos usados servem para que você entenda um pouco mais sobre sua relação com o mercado.

A orientação ainda contribui para a redução dos níveis de estresse e pressão frente a períodos de vestibular.

A orientação vocacional é uma das ferramentas aplicadas no ensino e preparação de jovens e adultos para o mercado de trabalho. Ela pode ser de grande ajuda para promover o autoconhecimento relacionado ao desenvolvimento de atividades profissionais e ingresso em universidades.


Quer saber mais sobre a orientação vocacional e suas aplicações? Acompanhe o conteúdo que separamos para você a seguir, comentando com mais profundidade sobre o assunto.

pessoas no computador