Transtornos que envolvem riscos
Comumente, o suicídio está associado à depressão. Esse é um tipo de generalização extremamente agressivo, pois acaba relacionando todas as manifestações de depressão ao risco de suicídio. Além disso, uma série de transtornos psicológicos envolve o risco.
Alguns dos transtornos que envolvem a ideação suicida são: o transtorno obsessivo-compulsivo, transtornos de humor, transtornos de ansiedade, transtornos alimentares, entre outros. Pode-se afirmar que a maioria das condições graves psicológicas envolve um risco
de ideação e tentativas.
Mas o que é essa ideação, presente em diferentes transtornos? O comportamento agressivo voltado para o próprio indivíduo e os pensamentos frequentes na morte são alguns exemplos. Muitas pessoas que sofrem dessa ideação costumam imaginar o mundo em suas ausências e possuem pensamentos recorrentes relacionados aos temas associados à morte. É comum, também, planejar o ato, mesmo que ele não ocorra.
Suicídio na atualidade
Atualmente, o suicídio é colocado em pauta com certa frequência. Vemos a representação desse tema em séries de televisão e em redes sociais, por exemplo. Entretanto, muita da exposição do tema tem levado a um aumento na taxa de suicídios contabilizados, isto é, que se tem conhecimento na sociedade.
Não podemos afirmar efetivamente que o número de suicidas aumentou, mas sim que os casos estão sendo mais divulgados. Podemos, entretanto, identificar uma normalização do tema: muito se fala sobre o suicídio, mas pouco se faz para contê-lo.
Ademais, a crescente exposição da população pode estar sendo usada como um gatilho para pessoas que já apresentam ideações e riscos de cometer suicídio. Nesse sentido, o fator do gatilho pode ter realmente aumentado o número de tentativas de suicídio em escala global. Seja como for, denota-se a urgência em discutir o tema.
Maria Cristina Lopes | Psicóloga CRP5/47829
Mestre pela Universidade de Coimbra e criadora do Psicologias Online
"Todos podem viver uma vida mais plena!"
Contatos: psicologiasonlinebr@gmail.com / +5521993053432
Precisamos falar sobre o suicídio
O suicídio é um tema que tem tomado a cultura global dos dias de hoje. Cada vez mais pessoas estão sendo diagnosticada com transtornos que envolvem o risco de suicídio. O nível de conhecimento e atenção a esse aspecto também está em crescimento.
Apesar de exposições do suicídio como um tema cada vez mais normalizado na sociedade, as discussões efetivas sobre os riscos ainda não é feita. Para entender mais sobre essa urgência, acompanhe nosso conteúdo.