logo psicologias online
logo psicologias online
mulher em posição fetal
curso método mulher com libido
Maria Cristina Lopes | Psicóloga CRP5/47829
Mestranda pela Universidade de Coimbra e criadora do Psicologias Online
"Todos podem viver uma vida mais plena!"

Contatos: [email protected] / +5521993053432
Consequências

As consequências desse transtorno podem variar muito dependendo dos critérios usados no diagnóstico. Isso significa, em termos práticos, que vai depender das condições em que o transtorno está se desenvolvendo.

De maneira mais geral, podemos identificar um forte sofrimento psíquico relacionado ao ato sexual. Esse sofrimento pode alterar o funcionamento de relações, que também são fortes fatores de associação a dificuldades em atingir o orgasmo.
mulher deitada
transtorno do interesse/excitação sexual feminino
Critérios diagnósticos

Alguns critérios são demarcados, para que possa existir um diagnóstico mais preciso das condições em que o transtorno se manifesta. Eles são:
  •  Orgasmo fraco, retardado ou inexistente
  •  Dificuldade em alcançar sensações de prazer relacionadas
  •  Persistência dos sintomas por um período superior a 6 meses
  •  Sofrimento e alteração do funcionamento da pessoa


Vale especificar que o transtorno pode ocorrer ao longo da vida inteira, ou se manifestar em determinado período da vida. Ele também deve ser classificado de leve à grave, de acordo com os níveis de sofrimento sentidos pela mulher.
nove dicas para aumentar sua autoestima
Fatores de risco

Algumas condições médicas, como o uso de medicamento ou presença de doenças podem influenciar o processamento de estímulos ambientais. É o que ocorre, por exemplo, no caso da esclerose múltipla.

Os fatores ambientais também exercem forte influência. Dentre eles, um dos mais frequentes é um mau funcionamento de relacionamentos. Problemas de saúde mental também são ligados de maneira intensa a dificuldades de atingir o orgasmo em mulheres.

Por fim, podemos citar a influência de pensamentos culturais sobre a condição da mulher e especialmente sobre o orgasmo feminino. A importância de atingir o orgasmo é um aspecto de grande discussão, e pode levar a um diagnóstico tardio ou a percepções diversas sobre o
orgasmo em si por mulheres diagnosticadas. Por isso, vale verificar aspectos culturais que influenciam a pessoa.
maria cristina lopes
problemas de orgasmo na mulher
atendimento psicológico online

O transtorno do orgasmo feminino está presente entre as disfunções sexuais citadas no DSM- V. Existem diferentes subtipos e características desse transtorno, que muitas vezes é desconhecido inclusive por parte das pessoas posteriormente diagnosticadas.


Algumas características usadas como critério para diagnóstico positivo precisam ser de conhecimento geral. Os fatores de risco presentes na população geral feminina, assim como as consequências funcionais do transtorno também precisam ser aprofundados. A seguir, vamos fornecer mais detalhes sobre essa condição de saúde.

mulher coberta na cama

Transtorno do orgasmo feminino

O que é o transtorno do orgasmo feminino?

Muitas mulheres possuem dificuldades em atingir o orgasmo. Entretanto, quando a condição de inexistência do orgasmo, ou dificuldade acentuada em atingi-lo, causa consequências para o funcionamento social e psíquico, podemos estar diante de um caso de transtorno do orgasmo feminino.

De maneira geral, não podemos encontrar um padrão relacionado a atividades sexuais e estimulação nas mulheres diagnosticadas com esse transtorno. É comum que essas mulheres tenham tentado diversas alterações na atividade sexual para atingir o orgasmo, e mesmo assim não obtiveram sucesso.

O transtorno ainda pode ocorrer em situações específicas, levando o nome de situacional, ou em todas as situações, caracterizando uma prevalência generalizada. É importante destacar que a mulher deve apresentar os sintomas do transtorno por um período mínimo de 6 meses antes do diagnóstico.